16 de dezembro de 2010

Vamos jantar com os tubarões?

 Venha conhecer um espaço único situado debaixo das águas do oceano Índico. É completamente envidraçado e proporciona uma vista deslumbrante sobre um recife de coral e as criaturas marinhas que lá habitam: raias, tubarões, entre outros. E pode-se lá jantar.


As Maldivas são um pedaço de paraíso na Terra. Situadas no Oceano Índico a sudoeste da península indiana, são compostas por mais de mil ilhas embora apenas cerca de 200 sejam habitadas. A beleza natural é ímpar e é a sua característica mais forte. Por esse motivo, são um destino turístico muito procurado. Em 2005 a cadeia internacional Hilton estabeleceu uma unidade hoteleira na ilha Rangali, e aí construiu um restaurante muito exclusivo, o Ithaa, que tem a particularidade de se situar debaixo de água.

O Ithaa, que significa "pérola", é um espaço pequeno mas deslumbrante. Situa-se a 5 metros de profundidade. O acesso é feito através de uma plataforma à superfície, na lagoa, onde os hóspedes podem tomar uma bebida antes de entrar na sala de refeições propriamente dita. Ao descer por uma escada em caracol deparam então com uma sala com 5 metros de largura e 9 de comprimento, coberta por uma cúpula semicircular em vidro acrílico transparente. Graças a esta característica, podem desfrutar de uma refeição sofisticada rodeados da paisagem bela e exótica da lagoa circundante e do recife de coral, onde se movem peixes multicoloridos de várias espécies, raias e até tubarões.



Para realizar este edifício subaquático a empresa MJ Murphy Ltd, da Nova Zelândia, recorreu à tecnologia usada na construção de grandes aquários marinhos, como o de Sidney. Há apenas lugar para 12 pessoas neste restaurante, onde uma refeição pode custar entre 120 a 250 dólares, mas a experiência que proporciona é única, como o prova a enorme procura de que é alvo. A gerência recomenda que se faça reserva de mesa com 15 dias de antecedência. Não acha que vale a pena?

 

 



Casa na arvore. Coisa de criança?

Mesmo a construção de uma casa na arvore, que à primeira vista parece uma idéia infantil, pode tornar-se um grande projeto. O conceito já serviu para um restaurante no Japão e para belos designs, como podemos conferir aqui e aqui.

Neste caso, o arquiteto e pastor Horrace Burges pôs-se a construir o que é atualmente a maior casa na árvore do mundo, através de, segundo ele, um chamado divino que recebeu em 1993.


É nos Estados Unidos, em Crossville no estado no Tennessee, onde encontramos este projeto de admiráveis proporções. A casa, que pode ser considerada um edifício, possui cerca de 30 metros de altura e mais de 10 andares, tendo cerca de 1000m² construídos. Apesar de estar a ser construída há 16 anos, é considerada ainda como um projeto inacabado, recebendo mais reformas e planos para diariamente.
A árvore que sustenta esta casa também é digna de nota, pois dos 30 metros de altura da casa, a árvore contribui com 20 metros além de uma base de 3m de diâmetro. Foram investidos 12 mil dólares do bolso de Horrace para construção do projeto. Deste investimento, a maior parte foi gasta com pregos, estimando-se que tenham sido utilizados cerca de 250 mil. Toda a madeira utilizada como matéria prima, é proveniente de demolições e doações.