23 de janeiro de 2011

Aniversário de São Paulo

Em homenagem a cidade de São Paulo postei algumas fotos desde os primordios até os dias de hoje, passando por varias ruas e pontos que marcaram a historia da cidade. Confiram.

Rua e Largo São Bento

Avenida Paulista - congestionada desde aquela época


Colégio Oswaldo Cruz

Casa Lebre na esquina da Rua Direita com a 15 de Novembro

Largo do Palacio - Predio dos Correios a direita

Palacete Lacerda Soares - Ficava na Praça da Republica


História


A avenida foi criada no final do século XIX a partir do desejo de paulistas em expandir na cidade novas áreas residenciais que não estivessem localizadas imediatamente próxima às mais movimentadas centralidades do período, por essa época altamente valorizadas e totalmente ocupadas, tais como a Praça da República, o bairro de Higienópolis e os Campos Elísios. A avenida Paulista foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1891, por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, para abrigar paulistas que desejavam adquirir seu espaço na cidade.


Naquela época, houve grande expansão imobiliária em terrenos de antigas fazendas e áreas devolutas, o que deu início a um período de grande crescimento. As novas ruas seguiam projetos desenvolvidos por engenheiros renomados, e nas áreas mais próximas à avenida e a seu parque central os terrenos eram naturalmente mais caros que nas áreas mais afastadas; não havia apenas residências de maior porte, mas também habitações populares, casebres e até mesmo cocheiras em toda a região circundante. Seu nome seria avenida das Acácias ou Prado de São Paulo, mas Lima declarou:



Será Avenida Paulista, em homenagem aos paulistas


Avenida Paulista Inicio do Século XX




Esquina da Rua Bela Cintra com a Avenida Paulista olhando para o Paraíso
Foto de 1911 de Guilherme Gaensly

 

Casarões na Avenida Paulista - quantidade de casas já aumentavam.



Vista aérea da Avenida Paulista do trecho que vai da Rua Minas Gerais à Rua Augusta do lado direito, a grande construção é o Colégio São Luiz – ao fundo o bairro do Pacaembu foto de 1935




Corrida de Automóveis - Trianon

Vista do Parque Trianon

Parque Trianon - Interno


Vista do local onde futuramente seria o MASP


Secretaria da Agricultura


Rua Florencio de Abreu



Rua 15 de Novembro - sentido Largo da Sé


Rua 15 de Novembro

A maioria dos casarões da Avenida Paulista foram derrubados, e no local onde a elite cafeeira paulista morou foram erguidos grandes edifícios, alguns mais antigos residenciais, a maioria comerciais, sedes dos bancos que atuam no país.
Na época dos casarões a Avenida Paulista era o local onde ocorriam os eventos sociais e esportivos , como a corrida de automóveis. O Trianon era o parque ingles da cidade, frequentado pelos moradores da avenida. Veja agora algumas fotos dos casarões, inclusive de alguns que permanecem, e do Trianon antes do alargamento da avenida (que ocorreu nos anos 60/70) e da construção do MASP. O escritório que mais fez projetos para a avenida foi o escritório de Ramos de Azevedo, que construiu algumas das casas que mostramos abaixo. Todas as fotos estão no Álbum Iconográfico da Avenida Paulista de Benedito Lima de Toledo.



Casa na Avenida Paulista - Antonio Fernandes Pinto


Casarão Avenida Paulista


Casa na Avenida Paulista


A avenida possui muitos restaurantes que recebem diariamente milhares de pessoas que moram e trabalham na região. Nela se localiza o conceituado Museu de Arte de São Paulo, o MASP, e também o Parque tenente Siqueira Campos, também conhecido como Parque Trianon. Possui faixas largas para pedestres e é servida pelas estações Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação (da Linha 2-Verde) e Paulista (da Linha 4-Amarela) do Metrô de São Paulo. Tem o edifício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a FIESP, que também abriga o Sesi, que, por sua vez, possui teatro para apresentações gratuitas como também biblioteca com acervo vasto e muitos livros novos, permitindo o empréstimo gratuito à qualquer pessoa que leve comprovante de endereço.


Em sua extensão está a maior concentração de consulados da cidade, tais como os da: África do Sul, Albânia, Argentina, Bélgica, Bolívia, Chile, Coreia do Sul, França, Índia, Itália, Japão, Jordânia, Líbano, Luxemburgo, Mônaco, República Dominicana, Síria, Suíça e Taiwan.



É famosa também a antena do prédio da Fundação Cásper Líbero, sendo a maior e mais alta da avenida e que chama a atenção devido à sua iluminação amarelada. O mesmo prédio também é famoso por suas escadarias, pelo Teatro Gazeta, pela sede da TV Gazeta, da Rádio Gazeta FM, da Faculdade Cásper Líbero e pelo cinema Reserva Cultural.


No seu conjunto arquitetônico, possuía vários casarões de famílias tradicionais de fazendeiros ligados ao café, assim como de novos ricos, em sua maioria de origem árabe e italiana. Poucos casarões ficaram, como é o caso da Casa das Rosas, uma obra do escritório do renomado arquiteto Ramos de Azevedo, para residência de sua filha, que atualmente é público, abrigando biblioteca e oferecendo exposições e lançamentos de livros.

Na avenida também se localiza o Conjunto Nacional, complexo que abriga área comercial, com variado tipo de lojas, como a Livraria Cultura, cinemas, e pontos de alimentação, assim como um prédio residencial. Abrange o quadrilátero da Avenida Paulista, rua Padre João Manuel, alameda Santos e rua Augusta. Construído onde ficava o palacete residencial da família de Horácio Sabino, cuja esposa, dona América, foi homenageada com a "Vila América", como foi denominada a região.



Avenida Paulista já modernizada, um ícone moderno, economico e turístico na cidade de São Paulo


















































JFN